terça-feira, 26 de outubro de 2010

Baleia continua encalhada viva em praia de Búzios

2010 já é o ano recorde de encalhes de baleias jubarte na costa brasileira, incluindo a de Búzios, foram 90 até agora. Cientistas ainda estão buscando explicações para o fenômeno

Rafael Corrêa
Banhistas tentam desencalhar uma baleia na praia de Geriba, em Búzios, Rio de Janeiro Banhistas tentam desencalhar uma baleia na praia de Geriba, em Búzios, Rio de Janeiro (Sergio Moraes/Reuters)
A primeira tentativa de desencalhar uma baleia jubarte de 12 metros e 20 toneladas, com ajuda de um navio rebocador, fracassou nesta terça-feira. O barco não conseguiu se aproximar do animal por causa do relevo acidentado da praia e os profissionais envolvidos no resgate tiveram que amarrar uma corda ao cabo usado para puxar a baleia. A corda não aguentou o peso do animal e se rompeu.

A baleia está encalhada na praia de Geribá, em Búzios, no Rio de Janeiro, desde a manhã de segunda-feira. Uma nova tentativa de resgate será realizada durante a madrugada desta quarta-feira, depois que entrar a maré cheia. “A condição climática, com tempo mais frio e chuva favorece a sobrevivência da baleia. Esperamos que ela esteja bem até amanhã”, disse Milton Marcondes, veterinário e diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, que está participando do resgate.

Enquanto o resgate não acontece, bombeiros, biólogos e dezenas de voluntários se revezam para cuidar da baleia. Eles mantém o animal molhado com ajuda de mangueiras e grandes pedaços de pano. Se a operação com o rebocador der certo, o animal será levado para além da arrebentação, de forma a evitar que encalhe em outros bancos de areia.

As baleias jubarte empreendem a cada ano uma viagem da Antártida rumo à costa brasileira em busca de águas quentes e rasas para acasalar e dar luz a filhotes. Elas começam a chegar em julho e permanecem até novembro. A jubarte de Búzios, provavelmente, estaria em sua jornada de volta ao continente gelado, mas ainda não se sabe o motivo de ter encalhado. “Ainda estamos tentando descobrir porque o número de encalhes está tão alto este ano”, disse Marcondes.

Acesse o infográfico abaixo para saber mais sobre os encalhes de 2010 e descobrir por que é difícil resgatar uma baleia encalhada.

 
info-encalhes
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial