Baleia continua encalhada viva em praia de Búzios
2010 já é o ano recorde de encalhes de baleias jubarte na costa brasileira, incluindo a de Búzios, foram 90 até agora. Cientistas ainda estão buscando explicações para o fenômeno
A baleia está encalhada na praia de Geribá, em Búzios, no Rio de Janeiro, desde a manhã de segunda-feira. Uma nova tentativa de resgate será realizada durante a madrugada desta quarta-feira, depois que entrar a maré cheia. “A condição climática, com tempo mais frio e chuva favorece a sobrevivência da baleia. Esperamos que ela esteja bem até amanhã”, disse Milton Marcondes, veterinário e diretor de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, que está participando do resgate.
Enquanto o resgate não acontece, bombeiros, biólogos e dezenas de voluntários se revezam para cuidar da baleia. Eles mantém o animal molhado com ajuda de mangueiras e grandes pedaços de pano. Se a operação com o rebocador der certo, o animal será levado para além da arrebentação, de forma a evitar que encalhe em outros bancos de areia.
As baleias jubarte empreendem a cada ano uma viagem da Antártida rumo à costa brasileira em busca de águas quentes e rasas para acasalar e dar luz a filhotes. Elas começam a chegar em julho e permanecem até novembro. A jubarte de Búzios, provavelmente, estaria em sua jornada de volta ao continente gelado, mas ainda não se sabe o motivo de ter encalhado. “Ainda estamos tentando descobrir porque o número de encalhes está tão alto este ano”, disse Marcondes.
Acesse o infográfico abaixo para saber mais sobre os encalhes de 2010 e descobrir por que é difícil resgatar uma baleia encalhada.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial